-
Arquitetos: Shieh Arquitetos Associados
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leonardo Shieh
-
Fabricantes: Artesian, Edson Mosaico Português, Esquadriplus, Inove Madeiras, JR Serralheria, Lajes Jupter, Oppa, Quina Azulejaria, Rei Hélice Contínua, Tok&Stok
Descrição enviada pela equipe de projeto. Decididos a dividir seu tempo entre a capital e uma cidade mais tranquila, arquiteto e família optaram por construir em Vinhedo SP. Concluída pouco antes da pandemia, a casa se tornou um universo para pais e filhos.
Com crianças pequenas, a ideia foi criar uma casa essencialmente térrea -- que dos dormitórios fosse possível colocar o "pé na grama". A resolução é uma casa pátio formada por quatro pavilhões interconectados: churrasqueira (desfrutando da vista de um lago à frente da casa), sala, quartos, e piscina coberta.
O conceito da casa pátio remete ao menino que carregava água na peneira, no poema de Manoel de Barros: a preferência é pelo vazio do que pelo cheio, que são "maiores e até infinitos". O pátio, central a todos, é o genius loci -- o "espírito do lugar". De todos os ambientes, vê-se a chuva regar o singular ipê amarelo. Num dia ensolarado, vê-se os filhos brincando no jardim.
Construtivamente, pretendeu-se uma obra austera e com o desejo de que possa ficar melhor com a passagem do tempo. A casa é majoritariamente em blocos de concreto (alvenaria estrutural), com um conjunto de vigas de concreto e lajes tipo painel treliçado -- tudo aparente.
Os acabamentos seguem o mesmo raciocínio: intercala-se piso de assoalho em taquinhos de madeira cumaru e mosaico português. Sob o pretexto de um mezanino-coringa, estabelece-se um pé-direito duplo na sala. Esta recebe sombreamento de um muxarabi em madeira na face do pátio.
A piscina em raia é coberta e enclausurada, aquecida por painéis solares. A ideia é o convite ao uso diário e ambivalente – uma estratégia para se queimar energia das crianças, e um local meditativo (como o onsen de um ryokan).
Arte plástica tem papel de destaque no projeto, com um geométrico painel de azulejos na piscina especialmente elaborado por João Nitsche, e tela vertical sobre a lareira por Erica Mizutani.